É de se esperar que algumas pessoas desconheçam o Transtorno de Depressão e erroneamente considerem que é apenas uma tristeza passageira, na qual a pessoa precisa ter força para levantar e trabalhar! Mas será mesmo que algo tão persistente na vida de uma pessoa pode ser fácil de resolver? Será mesmo que o que serve para você serve para todo mundo? Estamos falando de depressão e não de uma tristeza isolada, que todos em algum momento sentem e passa. Depressão é outra coisa!
A depressão é uma doença psiquiatrica crônica que causa oscilações de humor, ausência de ânimo, perda do sono e uma falta de energia para exercer as atividades de rotina. Ela se diz cansada e muita vezes tem o pensamento e a vontade de morrer! Esta falta de energia é algo que a pessoa não consegue atribuir um motivo ou uma razão e seu sentimento é de desesperança profunda e constante. Seus pensamentos geralmente são lentos ou podem ser confusos. As estatisticas mostram que o Transtorno Depressivo já é considerado uma das doenças mais evidenciadas no mundo, atingindo 350 milhões de pessoas no mundo, com uma estimativa de que 19% da população mundial possua depressão em algum momento da vida, dados obtidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Costumo dizer que a depressão não é frescura, e qualquer um de nós pode perceber este problema bem perto em algum momento, principalmente pessoas que possuam um predisposição, provavelmente genética. Depressão não é apenas uma falta de vontade da pessoa, o fato é que a analogia que se poderia usar se refere a um veiculo sem combustível. Este não sai do lugar! Portanto a energia psiquica necessária para que a pessoa se mostre com disposição para a jornada de sua vida, esta ausente. Existe uma alteração quimica no cérebro do índividuo deprimido, no que se refere a relação dos neurotransmissores, um desiquilibrio bioquimico de serotonina, noradenalina, dopamina além de outros associados.
O que se espera das pessoas que estão de alguma forma envolvidas com o problema, ou mesmo convivem com uma pessoa deprimida? É preciso compreender que seus conselhos serão ineficientes, o que a pessoa precisa é de uma atitude compreensiva e espaço para refletir sobre suas questões. É neste momento que o trabalho multiprofissional: Psicólogo e Psiquiatra se faz necessário. Com o suporte medicamentoso que possa equilibrar os níveis de serotonina da pessoa, aliado ao trabalho psicoterapêutico.
O Psicólogo é fundamental no trabalho de recuperação da pessoa que sofre de depressão. A pessoa em estado deprimido precisa de um espaço particular e único (setting terapêutico), para que junto com um profissional habilitado possa sentir a segurança necessária e entender o que esta acontencendo consigo próprio. Um lugar o qual possa conversar sobre suas vunerabilidades diante da doença encontrando assim a possibilidade de um caminho de esperança, que o leve para aquilo que ele é, no seu processo de individuação. O individuo deprimido deve ter um recurso multiprofissional, para que a terapia ajude o individuo a elaborar esta morte simbólica sobre vários aspectos de sua vida, algo novo dentro de si mesmo sinaliza isso. Algo esta emergindo e ele precisa se preparar para assumir este novo papel em sua vida. Renovado e com confiança diante de sua ressureição ou transformação.